Qualcomm anuncia Quick Charge 5, nova tecnologia de carregamento rápido
A Qualcomm, empresa responsável pela fabricação de várias plataformas de chipsets da linha Snapdragon, também tem uma linha de tecnologias de carregamentos rápido. Hoje, a empresa anunciou mais uma para compor ao seu catálogo: o Qualcomm Quick Charge 5, que pode carregar uma bateria completa em pouco mais ou menos de 15 minutos.
Segundo informações divulgadas, o Quick Charge 5 pode carregar, em apenas 5 minutos, 50% de uma bateria e uma carga completa em aproximadamente 15 minutos. A nova tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm suporta até 100W e uma tensão de 20V, mantendo a corrente de amperagem em 5, em um quadro compatível com USB Power Delivery (USB-PD).
No entanto, a Qualcomm deixa espaço para aprimoramentos e, em princípio, também suporta correntes acima de 5 amperes e tensões acima de 20 volts, para que mais de 100 watts sejam possíveis. É por isso que o Quick Charge 5 da Qualcomm também é anunciado com “100+ watts”.
Comparado à versão anterior, o Quick Charge 4, a nova tecnologia da Qualcomm opera em uma temperatura de até 10º graus mais baixa (mais frio), sua eficiência é aumentada em pelo menos 70% e a velocidade de carregamento em 4 vezes.
Alguns novos recursos da empresa trabalham e operam juntos para ampliar a experiência durante o compartilhamento energético e principalmente a segurança, a fim de estender o ciclo de vida útil da bateria no aparelho do usuário.
A Qualcomm espera smartphones adequadamente equipados para o terceiro trimestre. Como de costume, com a Xiaomi já existe um “compromisso” com o Quick Charge 5. A nova tecnologia de carregamento em questão é compatível com os chipsets Qualcomm Snapdragon 865 e 865+ (Plus), além de futuras versões e sucessores dos mesmos.
As fabricantes de smartphones precisam reprojetar seus aparelhos para que o Quick Charge 5 funcione corretamente. É necessária uma nova estrutura de bateria, da qual duas células são conectadas em conjunto e precisam trabalhar com a voltagem dupla de 9V ao invés de 4,5V, a fim de explorar o máximo do potencial do Quick Charge 5.
Com essa medida, a Qualcomm deseja manter a corrente e as temperaturas durante o processo de carregamento dentro de limites razoáveis. As duas células são carregadas em paralelo através da “Dual Charge” da Qualcomm, através da entrada USB do smartphone.
Com o Quick Charge 5, o smartphone pode ser carregado até quatro vezes mais rápido. Em uma bateria de 2.750 mAh, por exemplo, deve levar em torno de 5 minutos para uma carga de 50% e 15 minutos para uma carga completa (até 100%).
A Qualcomm também especificou a necessidade de um carregador adequado para o Quick Charge 5, que devem cobrir trabalhar em opções de 3,3V a pelo menos 20V (volts) e suportar 3A ou 5A (amperes). Um carregador com a tecnologia Quick Charge 5 deve fornecer pelo menos 45W (watts) de energia de carregamento e ser compatível com USB-PD (Power Delivery).