Apple irá facilitar desbloqueio nos iPhones para quem estiver fazendo uso de máscaras
A Apple, através de uma atualização recente, irá simplificar o processo de desbloqueio nos iPhones da nova geração, isto é, versões do iPhone X ou superior que possuem a tecnologia de escaneamento facial, vulgo Face ID.
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está fazendo muitas pessoas terem que usar máscaras para prevenção própria e das pessoas que estão ao seu redor, principalmente para evitar um estado grave de calamidade de saúde pública.
A COVID-19 resultou em várias mudanças na vida das pessoas, incluindo as medidas de necessidade do isolamento e distanciamento social, que está em vigor em vários países, estados e cidades. Isso afeta, não intencionalmente, alguns recursos tecnológicos, como por exemplo desbloquear algum smartphone usando a face do usuário, sendo o caso da nova geração de iPhones, que só permitem o desbloqueio através de senha ou usando o método principal, o reconhecimento facial ou Face ID.
Entretanto, para usuários dos dispositivos da Apple, os iPhones, usar máscaras não será mais um problema para desbloqueá-los. De acordo com alguns rumores, a Apple está preparando um atualização para os iPhones que ignora completamente o Face ID, requisitando direto a senha do dispositivo. Mesmo não sendo uma solução tão eficaz para o uso de máscaras, já ajuda um pouco, mantendo principalmente a segurança do aparelho. Principalmente para quem usa o método de pagamentos da Apple, o Apple Pay, que precisa do Face ID para efetuar transações, é algo bem eficaz.
De acordo com vídeos divulgados através do Twitter por @_inside mostram que os dispositivos da Apple com suporte ao Face ID irão pular a parte de desbloqueio facial para a tela de inserção de senha caso o software identifique o uso de máscara. Veja:
Isso não só é útil para a maioria dos usuários que desbloqueiam seus dispositivos várias vezes ao dia, mas inclusive para manter a segurança dos usuários, sem forçá-los a ter que manualmente escolher a opção de digitar a senha, ou até mais grave, forçá-los a remover suas máscaras expondo-se potencialmente ao novo coronavírus.