Nova MIUI 12 é oficializada pela Xiaomi; versão traz vários recursos novos
Conforme nossa matéria anterior, a MIUI 12, interface personalizada da Xiaomi baseada no Android 10 com recursos únicos, exclusivos, eficientes e práticos, foi anunciada na madrugada de hoje, 27 de abril de 2020, junto ao novo Mi 10 Youth, apesar de ainda não estar pronta. A MIUI 12 oferece uma experiência visual com uma aparência mais simples e prática, além de novas animações, um Dark Mode 2.0 inteligente e otimizado, além de um novo aplicativo de saúde e controles de privacidade.
O novo Dark Mode 2.0 trará diversas funcionalidades, incluindo a principal, destaque dessa nova versão, o escurecimento dos papéis de parede dos dispositivos, que irá agir parelelo à hora do dia, dia ou noite, e reduzirá de modo gradual o papel de parede conforme a claridade do dia muda para a noite.
Uma das principais mudanças em relação à MIUI 11 é a navegação por gestos. Confira como está a navegação por gestos na MIUI 12:
Outra mudança bem interessante também foi no modo Always on Display, nas animações do aparelho ao ser desbloqueadas, que fazem uma transição de imagens bem dinâmica e objetiva, conforme imagens abaixo.
A Xiaomi deu uma atenção maior à privacidade nesta versão da MIUI, que deverá deixar o usuário alertado sempre algum aplicativo passar a acessar e usar algumas funcionalidades, como microfone, câmeras, localização GPS. Esse protocolo de segurança que impede que aplicativos suspeitos acessem informações importantes do dispositivo. Além disso, a rolagem de multitarefas na MIUI 12 foi aprimorada de modo a oferecer melhor gerenciamento da memória RAM.
Quando um aplicativo solicitar acesso, por exemplo, à localização, irão aparecer três opções na tela para você escolher uma: permitir acesso apenas uma vez, todas as vezes ou rejeitar tal permissão.
A nova versão da MIUI possibilita seu usuário a colocar janelas para sobrepor alguns aplicativos de bate-papo, como o WhatsApp ou Telegram, quando o mesmo estiver fazendo outra coisa no dispositivo, como assistindo vídeos, jogando, ou até mesmo escrevendo um e-mail.
Confira:
O Mi Health, aplicativo de saúde da Xiaomi agora oficial, promete um melhor rastreamento de atividades graças a algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e também oferece rastreamento de sono sem dispositivos adicionais, que funcionará com alguns sensores já presentes no smartphone que serão usados para registrar o sono do usuário. Segundo a Xiaomi, será detectado movimentos durante o período noturno que irá examinar a qualidade do sono. Todavia, só funcionará precisamente com quem dormir com o celular no bolso.
A MIUI 12 está em teste beta fechado exclusivamente para chineses. A versão estável deve ser para ser lançada em junho na China, sem previsão para chegar ao Brasil e outras regiões por enquanto.